oilwatchlogo
 
Inicio   |   Contactar   |   Buscador
Suscríbete al RSS feed o a nuestra lista de correo
 
BRASIL - Ministro se reúne com pescadores da AHOMAR Imprimir E-mail
Petróleo en Latinoamerica - Brasil
Jueves, 19 de Julio de 2012 20:32
Representantes da Associação dos Homens e Mulheres do Mar (AHOMAR) se reuniram, na última sexta-feira (13), com o ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, no Rio de Janeiro. Os pescadores apresentaram reivindicações da pesca artesanal na Baía de Guanabara, pediram proteção e a investigação da morte de dois pescadores, lideranças AHOMAR, no mês passado.

O presidente da AHOMAR, Alexandre de Souza, relatou a atual situação da pesca artesanal na Baía e pediu o apoio do Ministério para garantir a segurança dos pescadores. De acordo com o representante da AHOMAR, 23 mil famílias vivem da pesca artesanal na Baía de Guanabara.

Crivella destacou a preocupação com a vida e os direitos dos pescadores. "Não podemos permitir que fatos como este se repitam. Nossa preocupação agora é preservar a vida dos pescadores", disse.


Para garantir a segurança dos trabalhadores o ministro declarou que irá disponibilizar duas lanchas para monitorar a Baía de Guanabara, criar um disque-denúncia e oferecer o atendimento desenvolvido na Superintendência de forma itinerante.

Estavam presentes à reunião o deputado Vitor Paulo, o superintendente federal da pesca e aquicultura interino, Alan Ducasble, o vereador Dr. Edison da Creatinina, representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Sindpesca, Fiocruz, Associação dos Servidores do Ibama, Instituto Chico Mendes, e de órgãos ambientais.

AHOMAR
A Associação dos Homens e Mulheres do Mar, fundada em 2007, representa mais de 1800 pescadores artesanais dos sete municípios da Baía de Guanabara: Magé, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói e Guapimirim.

 

FUENTE: www.mpa.gov.org