oilwatchlogo
 
Inicio   |   Contactar   |   Buscador
Suscríbete al RSS feed o a nuestra lista de correo
 
URGENTE - Brasil - Participe Solidariedade a AHOMAR e novas ações Imprimir E-mail
Petróleo en Latinoamerica - Brasil
Sábado, 07 de Julio de 2012 14:45
Propostas de novas ações em solidariedade a AHOMAR

Caros (as) Companheiros (as),

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todas as entidades e indivíduos que aderiram ao Manifesto de Repúdio ao Assassinato dos Pescadores Almir e Pituca, da AHOMAR. Foram mais de 400 manifestações de solidariedade, que ajudaram a dar força aos pescadores e, em especial, às famílias dos pescadores assassinados. A versão final do manifesto está em anexo.

Na sexta feira, 29 de Junho, o Manifesto foi lançado na OAB/RJ e entregue a AHOMAR em um ato político, com grande repercussão midiática.

Mais noticias:

- VIDEO: fala de Alexandre Anderson, pescador e presidente da AHOMAR.

COMPERJ: A MORTE DA PESCA ARTESANAL NA BAÍA DE GUANABARA

AÇÃO URGENTE- ATIVISTAS EM RISCO NO BRASIL DEPOIS DO ASSASSINATO DE COLEGAS | ANISTIA INTERNACIONAL BRASIL

PRIMEIROS ASSASSINATOS AMBIENTAIS DEPOIS DA RIO+20

MORTES LEVAM MEDO À BAÍA DE GUANABARA

BAÍA DE GUANABARA: PATRIMÔNIO NATURAL, PALCO DA EXECUÇÃO DE PESCADORES

LUEGO DE RIO+20, EL CEMENTERIO DE MANGLARES Y PESCADORES DE BRASIL, NNIMMO BASSEY (EN INGLES)

LUTA PARA CONSEGUIR PESCAR NO RIO DE JANEIRO.

"III DEBATE SOBRE A PESCA - CONVOCAÇÃO CMRJ 01/08/2012"

PESCADORES MORTOS: ANISTIA CRITICA GOVERNO

MINISTRO SE REÚNE COM PESCADORES DA AHOMAR

 

 

Graças a pressão feita, algumas das demandas do Manifesto já receberam encaminhamento. A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando as mortes de Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles e foram reabertas as investigações sobre os assassinatos de Paulo Santos Souza e Márcio Amaro, mortos em 2009 e 2010, respectivamente. Mas isso ainda é pouco!

Através dessa mensagem, gostaríamos de sugerir algumas importantes ações adicionais imediatas:
Envio de correio eletrônico para o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, com cópia para o Secretário de Segurança Pública, Sr. José Mariano Beltrame e o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Sr. Antonio Claret Campos Filho, e para a Secretária Nacional de Direitos Humanos, Sra. Maria do Rosário, solicitando a imediata assinatura do Decreto de Institucionalização do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos e a reabertura da DPO da Praia de Mauá, onde está localizada a sede da AHOMAR (ver instruções abaixo).

POR FAVOR ENVIAR A MENSAGEM ABAIXO PARA:

PARA: Governador Sérgio Cabral Esta dirección electrónica esta protegida contra spam bots. Necesita activar JavaScript para visualizarla
C/C: Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos: Antonio Claret Campos Filho Esta dirección electrónica esta protegida contra spam bots. Necesita activar JavaScript para visualizarla ; Secretário de Segurança Pública: José Mariano Beltrame Esta dirección electrónica esta protegida contra spam bots. Necesita activar JavaScript para visualizarla ; Secretária Nacional de Direitos Humanos: Maria do Rosário Esta dirección electrónica esta protegida contra spam bots. Necesita activar JavaScript para visualizarla .
C/CO: Associação Homens do Mar da Baía de Guanabara AHOMAR Esta dirección electrónica esta protegida contra spam bots. Necesita activar JavaScript para visualizarla ; Contato Justiça Global Esta dirección electrónica esta protegida contra spam bots. Necesita activar JavaScript para visualizarla

Nós, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, cidadãos do Brasil e do mundo indignados com os assassinatos dos pescadores artesanais Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra (Pituca), membros da Associação Homens e Mulheres do Mar (AHOMAR), da Baía de Guanabara, exigimos as imediatas: assinatura pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do Decreto de Institucionalização do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos e reabertura da DPO da Praia de Mauá, em Magé. Estaremos atentos até que os mandantes e assassinos diretos destes pescadores, assim como os dos também pescadores da AHOMAR Paulo Santos Souza e Márcio Amaro, mortos em 2009 e 2010, respectivamente, sejam identificados e responsabilizados.
2. Para os (as) companheiros (as) que apoiam a AHOMAR no exterior, sugerimos que o Manifesto de Repúdio pelo Assassinato dos Pescadores da AHOMAR seja protocolado nas Embaixadas e Consulados do Brasil em suas cidades. Os endereços poderão ser encontrados através deste link: http://www.itamaraty.gov.br/o-ministerio/o-brasil-no-exterior.

Somos todos pescadores, somos todos militantes da AHOMAR!