oilwatchlogo
 
Inicio   |   Contactar   |   Buscador
Suscríbete al RSS feed o a nuestra lista de correo
 
BRASIL - Rebocador a serviço da PETROBRAS, causa acidente AMBIENTAL na Baía de Guanabara Imprimir E-mail
Petróleo en Latinoamerica - Brasil
Jueves, 20 de Noviembre de 2008 03:02
 BAÍA DE GUANABARA EM "ALERTA"
Na tarde do dia 03/09/2008, afundou o Rebocador de nome "POSSANTE RIO", que presta serviço para PETROBRAS, no Projeto GNL/BAÍA DE GUANABARA. Após ir ao fundo desprendeu grande guantidade de óleo, ocasionando uma enorme mancha podendo ser vista a grandes distâncias.
Agravando aínda mais o acidente, só após 24:00 horas, o vazamento foi contido, sendo que dentro das primeiras 12:00 horas, não foram vistas nenhuma equipe de Emergência da PETROBRAS, no local do acidente, para debelar o vazamento, foi
avistada, somente uma Plataforma de nome "DIALCAR", que também presta serviço no Projeto GNL/PETROBRAS.
Mais uma vez assistimos, com indignação a mais esse acidente na nossa tão castigada Baía de Guanabara, e nos sentimos indefesos pois os orgãos que deveriam fiscalizar, somente omitem e tentam esconder os verdadeiros culpados.
Podemos contar somente com o nosso  Poder Judiciário atrávés do Ministério Público, para recorrer, e a mídia em informar a todos tanto discasso ao MEIO AMBIENTE, não só com a Baía de Guanabara, mais também com aqueles que dela vivem, e buscam o seu tão difícil sustento.
A preocupação inicial logo deu lugar a um clima de profunda insatisfação entre os PESCADORES, uma vez que há estimativas de perda superiores à 50% no seus rendimentos devido à atuação de Empresas Petrolíferas na região.
 
Art. 225. Constituição Federal. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defênde-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."